Renomear uma pasta no Linux é uma tarefa bastante simples e pode ser feita de várias maneiras. Neste artigo, vamos mostrar três métodos diferentes para renomear uma pasta no sistema operacional Linux.
Método 1: Usando o Comando mv
Uma das maneiras mais comuns de renomear uma pasta no Linux é usando o comando mv (move). Este comando é usado para mover arquivos e pastas, mas também pode ser usado para renomeá-los.
Para renomear uma pasta usando o comando mv, abra o terminal e digite o seguinte comando:
mv nome_antigo nome_novo
Substitua ‘nome_antigo’ pelo nome atual da pasta que você deseja renomear e ‘nome_novo’ pelo novo nome que você deseja atribuir à pasta.
Método 2: Usando o Gerenciador de Arquivos
Outra maneira de renomear uma pasta no Linux é usando o gerenciador de arquivos do seu ambiente de trabalho. A maioria dos ambientes de trabalho, como GNOME, KDE e XFCE, possui um gerenciador de arquivos integrado que permite renomear pastas de forma fácil e intuitiva.
Para renomear uma pasta usando o gerenciador de arquivos, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta que você deseja renomear, selecionar a opção ‘Renomear’ e digitar o novo nome desejado.
Método 3: Usando o Comando Nautilus
Se você estiver usando o ambiente de trabalho GNOME, também pode renomear uma pasta usando o comando nautilus. O Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão do GNOME e oferece várias opções de linha de comando, incluindo a opção de renomear uma pasta.
Para renomear uma pasta usando o Nautilus, abra o terminal e digite o seguinte comando:
nautilus
Isso abrirá o Nautilus. Navegue até a pasta que você deseja renomear, clique com o botão direito do mouse na pasta e selecione a opção ‘Renomear’. Digite o novo nome desejado e pressione Enter.
Esses são os três métodos mais comuns para renomear uma pasta no Linux. Escolha o método que melhor se adequa às suas necessidades e comece a renomear suas pastas de forma rápida e fácil.