domingo, fevereiro 23, 2025
InícioDesenvolvimentoComo instalar o Node no Linux usando o NVM

Como instalar o Node no Linux usando o NVM

Introdução

O Node.js é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações JavaScript de código aberto, que permite que você execute JavaScript no lado do servidor. O Linux é um sistema operacional de código aberto amplamente utilizado por desenvolvedores em todo o mundo. Neste tutorial, vamos aprender como instalar o Node.js no Linux usando o NVM (Node Version Manager).

Passo 1 – Instalando o NVM

O NVM é uma ferramenta que permite instalar e gerenciar várias versões do Node.js em seu sistema Linux. Para instalar o NVM, abra o terminal e execute o seguinte comando:

wget -qO- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.38.0/install.sh | bash

Este comando irá baixar e executar o script de instalação do NVM. Após a conclusão, você precisará fechar e reabrir o terminal para que as alterações entrem em vigor.

Passo 2 – Instalando o Node.js

Agora que o NVM está instalado, podemos usar o comando nvm para instalar o Node.js. Execute o seguinte comando para listar as versões disponíveis do Node.js:

nvm ls-remote

Isso irá exibir uma lista de todas as versões do Node.js disponíveis para instalação. Escolha a versão desejada e execute o seguinte comando para instalá-la:

nvm install [versão]

Por exemplo, para instalar o Node.js versão 14.17.0, você pode executar o seguinte comando:

nvm install 14.17.0

Passo 3 – Verificando a instalação

Após a instalação do Node.js, você pode verificar se foi instalado corretamente executando os seguintes comandos:

node -v
npm -v

Estes comandos irão exibir a versão do Node.js e do npm (gerenciador de pacotes do Node.js), respectivamente. Se as versões forem exibidas corretamente, isso significa que o Node.js foi instalado com sucesso.

Conclusão

Agora você sabe como instalar o Node.js no Linux usando o NVM. Com o Node.js instalado, você pode começar a desenvolver aplicações JavaScript no lado do servidor e aproveitar todos os recursos e bibliotecas disponíveis. Esperamos que este tutorial tenha sido útil e que você possa aproveitar ao máximo o Node.js em seu ambiente Linux.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

mais populares

comentários mais recentes